Projeto Cine PESET

O Cine PESET tem como objetivo promover a sensibilização ambiental do público que visita o patrimônio cultural do Circuito Turístico Caminho Darwin, por meio da exibição de curtas-metragens que abordam a relação entre o ser humano e a natureza, além de temas transversais como inclusão social e cultura local. Foi criado em 2017 por voluntários do Parque Estadual da Serra da Tiririca como uma ação de educação ambiental. Com o fechamento do espaço original, o projeto foi temporariamente encerrado. A atual reestruturação do parque possibilita a retomada dessa importante iniciativa com ainda mais qualidade e alcance.

Em parceria com a gestão do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), o projeto propõe sessões com curtas-metragens, seguidas de rodas de conversa e debates. Essas ações fortalecem uma proposta de educação pela arte e para a arte, ampliando o trabalho já desenvolvido pelas iniciativas da AmaDarcy e Ecoarte Produções no território, especialmente com alunos da rede pública por meio do projeto Ecoarte no Caminho Darwin, que conta com o patrocínio da Ecovias Ponte.

A recente revitalização do Centro de Visitantes – Núcleo Darwin trouxe importantes melhorias, como as exposições de taxidermia, geologia, fotografia e maquete sociocultural, além da infraestrutura acessível com rampa e banheiro adaptado. No entanto, havia a necessidade de um espaço audiovisual para tratar de temas como educação ambiental, inclusão e cultura local. O Cine PESET atende a essa demanda e deve contribuir para ampliar o público visitante, consolidando um novo espaço cultural e educativo de valorização do território.

O Projeto foi contemplado pela CHAMADA PÚBLICA SMC 02/2023 CHAMADA PÚBLICA PAULO GUSTAVO – NITERÓI.

CONHEÇA AS AÇÕES DO PROJETO. 

Criação da Sala CINE PESET:
Como parte da estruturação do projeto, foi realizada a manutenção elétrica do Centro de Visitantes – Núcleo Darwin, além da instalação de ar-condicionado, compra de TV, pedestal e puffs para tornar a Sala Cine PESET um espaço climatizado e confortável, adequado para a exibição de filmes e outras atividades audiovisuais. Para o Instituto Floresta Darcy Ribeiro, a criação da sala representa um importante avanço, pois amplia a capacidade de promover ações educativas em um ambiente acolhedor e acessível ao público.

Acessibilidade:

Devido ao avanço das obras da rampa para cadeirantes, o recurso inicialmente previsto para essa finalidade foi redirecionado para a adaptação e ampliação do banheiro acessível do Centro de Visitantes, incluindo aquisição de materiais e mão de obra. A reestruturação desse espaço é essencial para oferecer melhores condições de uso para pessoas com deficiência física, especialmente considerando que o Instituto já promove trilhas interpretativas com a cadeira Julietti, em parceria com o Clube Niteroiense de Montanhismo. Ter um banheiro adaptado é fundamental para garantir um atendimento digno e adequado a esse público.

Parceiros