PROJETOS AmaDarcy
Projeto de Reestruturação do Núcleo Darwin (2020, 2022)
O projeto Ecoarte no Caminho Darwin, promove diversas linguagens artísticas e ações de educação ambiental, no sentido de valorizar o patrimônio cultural e ambiental Caminhos de Darwin. Inspirado pela multiplicidade, o projeto faz conexão com conceitos importantes: cultural, social, inclusão, democracia, ambiental, educativo, artístico e ecológico.
São oferecidas:
Semanas de educação ambiental com diversos festejos culturais, peças de teatro, oficinas de arte e educação ambiental e exposições que valorizem a cultura local.
As visitas serão interpretativas e guiadas por condutores locais pela trilha do Caminho Darwin com as escolas da região, com parada no centro de visitantes do PESET.
O Projeto é aprovado na lei de incentivo fiscal, é realizado pela Ecoarte Produções com patrocínio da Ecoponte.


Oficinas de artesanato com reaproveitamento de resíduos sólidos
Esse projeto tem o objetivo de promover a sensibilização ambiental pública para a preservação ambiental, realizando oficinas de artesanato através do reaproveitamento de resíduos sólidos, assim, praticamos os 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. O projeto conta com a parceria do Núcleo de Ações Integradas da Prefeitura Municipal de Niterói.
Já realizou oficinas em escolas, eventos e em áreas naturais.
Plano de Reconhecimento de Trilhas do Setor Floresta Darcy Ribeiro, do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET / INEA-RJ. (2019 - em andamento)


Ações de educação ambiental com a comunidade do entorno do PESET
Ecobarreira - Rio João Mendes (2022 - em andamento)
O projeto Ecobarreira no Rio João Mendes é um piloto na região e que visa conter os resíduos sólidos flutuantes, através de uma estrutura física conhecida como ecobarreira. Estes resíduos poluem o Parque Estadual da Serra da Tiririca-PESET, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu-RESEX e a Área de Proteção Ambiental das Lagunas e Florestas de Niterói.
A implantação da estrutura física em questão visa contribuir para recuperação do sistema lagunar de Itaipu, impedindo o acúmulo de resíduos sólidos nas áreas úmidas da região. Além disso, vale ressaltar que o Rio João Mendes possui extrema importância para a conservação da biodiversidade do Peset, garantindo a existência de grande diversidade de aves e a concentração de Jacarés-do-papo-amarelo no local.
A área de abrangência do projeto, inicialmente, será o Rio João Mendes, já que os outros afluentes estão assoreados ou aterrados, tornando-o o principal tributário de água doce na Laguna de Itaipu, como também de resíduos sólidos flutuantes que acabam sendo depositados nos manguezais e nas margens da laguna de Itaipu.
