PROJETOS AmaDarcy

Projeto de Reestruturação do Núcleo Darwin (2020, 2022)

O projeto Ecoarte no Caminho Darwin, promove diversas linguagens artísticas e ações de educação ambiental, no sentido de valorizar o patrimônio cultural e ambiental Caminhos de Darwin. Inspirado pela multiplicidade, o projeto faz conexão com conceitos importantes: cultural, social, inclusão, democracia, ambiental, educativo, artístico e ecológico.

São oferecidas: 

Semanas de educação ambiental com diversos festejos culturais, peças de teatro, oficinas de arte e educação ambiental e exposições que valorizem a cultura local. 

As visitas serão interpretativas e guiadas por condutores locais pela trilha do Caminho Darwin com as escolas da região, com parada no centro de visitantes do PESET. 

O Projeto é aprovado na lei de incentivo fiscal, é realizado pela Ecoarte Produções com patrocínio da Ecoponte. 

Oficinas de artesanato com reaproveitamento de resíduos sólidos

Esse projeto tem o objetivo de promover a sensibilização ambiental pública para a preservação ambiental, realizando oficinas de artesanato através do reaproveitamento de resíduos sólidos, assim, praticamos os 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. O projeto conta com a parceria do Núcleo de Ações Integradas da Prefeitura Municipal de Niterói. 

Já realizou oficinas em escolas, eventos e em áreas naturais. 

Plano de Reconhecimento de Trilhas do Setor Floresta Darcy Ribeiro, do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET / INEA-RJ. (2019 - em andamento)

Neste plano foram contempladas 4 trilhas principais, além de trilhas secundárias e caminhos no entorno e dentro dos limites do PESET. O trabalho consistiu em fazer o mapeamento das trilhas através de georreferenciamento, com a identificação, avaliação e caracterização dos seguintes aspectos: flora e fauna, recursos hídricos e nascentes (incluindo análise da qualidade da água), pontos de relevante beleza cênica (atrativos), agressões ambientais (queimada, supressão de árvores, ocupação irregular, resíduos, caça de animais silvestres).

Ações de educação ambiental com a comunidade do entorno do PESET

Além de palestras nas escolas da região e condução nas trilhas do setor darcy ribeiro com viés educativo, em 2020 a instituição participou do Projeto Catador de Amanhãs, através da parceria com a Ecoarte Produções, que produziu uma peça de teatro falando sobre consumismo e coleta seletiva, além de oficinas de artesanato com material reciclado e a elaboração do e-book “Vem Reciclar”, uma cartilha ecológica com dicas práticas para os moradores da região.

Ecobarreira - Rio João Mendes (2022 - em andamento)

O projeto Ecobarreira no Rio João Mendes é um piloto na região e que visa conter os resíduos sólidos flutuantes, através de uma estrutura física conhecida como  ecobarreira. Estes resíduos poluem o Parque Estadual da Serra da Tiririca-PESET, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu-RESEX e a Área de Proteção Ambiental das Lagunas e Florestas de Niterói.

A implantação da estrutura física em questão visa contribuir para recuperação do sistema lagunar de Itaipu, impedindo o acúmulo de resíduos sólidos nas áreas úmidas da região. Além disso, vale ressaltar que o Rio João Mendes possui extrema importância para a conservação da biodiversidade do Peset, garantindo a existência de grande diversidade de aves e a concentração de Jacarés-do-papo-amarelo no local.

A área de abrangência do projeto, inicialmente, será o Rio João Mendes, já que os outros afluentes estão assoreados ou aterrados, tornando-o o principal tributário de água doce na Laguna de Itaipu, como também de resíduos sólidos flutuantes que acabam sendo depositados nos manguezais e nas margens da laguna de Itaipu.


QUER PARTICIPAR? CLIQUE AQUI!