QUEM SOMOS
O Instituto Floresta Darcy Ribeiro, mais conhecido como AmaDarcy é um representante formal da Sociedade Civil instituída em 2007, sem fins lucrativos, sem vínculos político-partidários, que foi criado com o objetivo inicial de contribuir com questões socioambientais e a conservação da área do Setor Floresta Darcy Ribeiro (SFDR) do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Esta área localiza-se no Município de Niterói abrangendo os bairros de Pendotiba, Vila Progresso, Piratininga, Itaipu, Rio do Ouro, Várzea das Moças e Engenho do Mato, apresenta grande extensão de vegetação de Mata Atlântica, nascentes e atributos naturais que em seu conjunto prestam expressivos serviços ambientais.
A AmaDarcy concluiu um ciclo de atuação em 2012 com a anexação da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, passando por uma reestruturação.
Atualmente, o Instituto tem como objetivo principal defender e proteger o meio ambiente natural (fauna, flora e meio físico abiótico), bem como o meio ambiente urbano, preservando áreas ecologicamente importantes e estimulando a criação de unidades de conservação, assim como fomentar o desenvolvimento de ações e políticas sociais relacionadas à sua missão estatutária.
Missão
Impulsionar a comunidade a realizar ações de educação e cultura que gerem uma transformação socioambiental.
Visão
Ser referência em educação socioambiental e monitoramento de irregularidades ambientais em parceria com áreas de preservação no estado do Rio de Janeiro.
Valores
.Respeito aos ecossistemas, biodiversidade e à diversidade cultural.
.Transparência na gestão.
.Ética nos relacionamentos.
.Representatividade nas demandas locais promovendo soluções.
.Trabalhar a inclusão social.
.Aproximar as pessoas da natureza.
.Engajar a sociedade através da comunicação.
Como a AmaDarcy busca cumprir sua missão?
Envolvendo e encorajando pessoas através da criação e compartilhamento de conteúdos relevantes sobre a temática ambiental, social e cultural.
Assim como no desenvolvimento de projetos que contemplem a preservação ambiental, diversidade cultural e inclusão social. Impulsionando ações educacionais em prol da valorização e preservação das unidades de conservação, parques, reservas, áreas úmidas, mar, rios e lagoas.
Objetivos
1) Incentivar o estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais
2) Promover a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
3) Manter, incentivar ou promover atividades econômicas com vistas à sustentabilidade das iniciativas compatíveis aos temas de seu objetivo;
4) Promover atividades socioambientais;
5) Empenhar-se para a preservação, conservação, aprimoramento e ampliação do patrimônio ambiental natural, científico e cultural, especialmente da área abrangida pelas bacias hidrográficas das lagunas de Piratininga e Itaipu, Setor Floresta Darcy Ribeiro do Parque Estadual da Serra da Tiririca e seu entorno;
6) Promover, estimular e desenvolver o pleno exercício da sustentabilidade através da educação e cultura ambientais;
7) Estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas ambientais naturais e urbanos e suas possíveis soluções, visando o aspecto sustentável do desenvolvimento;
8) Oferecer assistência, com gerenciamento, acompanhamento e execução de projetos nas áreas do meio ambiente natural e urbano;
9) Promover, apoiar e difundir atividades educativas, culturais, científicas, de pesquisa, de preservação e conservação na área geográfica de abrangência do AmaDarcy, compreendendo, sem a isto se limitar, projetos de pesquisa, cursos, treinamentos, conferências, seminários, debates, reuniões, ciclo de palestras, exposições, programas artísticos e lançamento de livros, edição de publicações, vídeos, processamento de dados e assessoria técnica nos campos ambiental, educacional e cultural;
10) Estimular, celebrar parcerias, contratos, convênios, consórcios, entendimentos e solidariedade junto a outras entidades ou com o Poder Público, que visem interesses e objetivos comuns;
11) Denunciar os crimes ambientais que venham a ser cometidos em seu âmbito de atuação, promovendo e acompanhando os trâmites dessas ações de denúncia.
HISTÓRICO
A instituição existe formalmente há 18 anos, desde 25 de setembro de 2007.
O movimento socioambiental que deu origem a associação teve início em 2002, de acordo com os registros que constam no histórico da organização, com o objetivo de pressionar a prefeitura de Niterói a realizar o projeto de conservação da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro – REDR, com recursos oriundos de um convênio com o Fundo Nacional de Meio Ambiente.
Em 2002, moradores de condomínios da Região Oceânica de Niterói se uniram para formar o “Grupo de Condomínios da Região Oceânica pela Preservação da Reserva Darcy Ribeiro”(GCROPDR). Desta forma iniciou-se um Inquérito Civil (processo 218/02 – 13/11/2002) no Ministério Público Estadual, levantando questões de desmatamentos na área da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro.
Em 2007, foi criada a Associação de Amigos do Parque Natural e Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro e Entorno – AMADARCY, inspirada pelo Movimento pela Preservação da Reserva Darcy Ribeiro, para dar continuidade ao diálogo com o poder público, cobrando a concretização da formatação dos Projetos de Lei de criação do Parque Natural e da Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro (ARIE). Desta forma, os trabalhos se intensificaram, culminando na realização de duas audiências públicas, onde os secretários municipais de urbanismo e de meio ambiente foram solicitados a se apresentarem à Câmara de Vereadores de Niterói para relatar o andamento dos trabalhos.
Em 2013, a razão social da organização foi alterada para Instituto Floresta Darcy Ribeiro, tendo em vista a recategorização da área, com a anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca. Sendo o processo de recategorização uma das principais linhas de atuação da instituição, foi necessário passar por uma reestruturação, que levou a mudança não somente da razão social, mas do estatuto social.
Em 2020, com a posse da nova diretoria, a instituição passou novamente por um período de reestruturação e modernização do seu estatuto social, passando a não se limitar mais a área de atuação do setor Darcy Ribeiro do PESET e incluindo novos objetivos, com base em uma visão transdisciplinar e sustentável.
Desta forma, o Instituto Floresta Darcy Ribeiro tem como objetivo principal defender e proteger o meio ambiente natural (fauna, flora e meio físico abiótico), bem como o meio ambiente urbano preservando áreas ecologicamente importantes e estimulando a criação de unidades de conservação, assim como fomentar o desenvolvimento de ações e políticas sociais relacionadas à sua missão estatutária.
Conheça algumas ações e projetos da AmaDarcy:
Ações de limpeza e reflorestamento de trilhas
Como as ações realizadas no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Além da organização e participação de muitos mutirões de limpeza e plantio de árvores das trilhas do setor Darcy Ribeiro, no manguezal de Itaipu, Caminho Darwin e no entorno do rio Jacaré.
Caminhadas ecológicas
Desde 2007, a instituição tem organizado caminhadas nas trilhas do setor Darcy Ribeiro, no Manguezal de Itaipu, Caminho Darwin e em outras áreas do Parque Estadual da Serra da Tiririca -PESET com grupos de moradores locais, pesquisadores, estudantes, etc, com o objetivo de apresentar e divulgar os atributos naturais da área.
Atuação na política pública
Em 2009 a Amadarcy foi membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói – COMAN e do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca, atuando de forma ativa nas reuniões, câmaras técnicas e grupos de trabalho.
Em 2012, a Amadarcy atuou de forma ativa na criação do Fórum de Meio Ambiente de Niterói.
A partir de 2020, com a nova diretoria, a AmaDarcy vem participando do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maricá, Comitê de Bacias Hidrográfica da Baía de Guanabara, Fórum de Mudanças Climáticas de Niterói, Subcomitê do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga – CLIP, Subcomitê do Sistema Lagunar Guarapina-Maricá, Conselho da Cidade de Maricá – Concidade e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maricá – CMAM.
Educação Ambiental
A educação ambiental é um dos temas norteadores das ações da AmaDarcy.
Inspirada nela, o Instituto vem desenvolvendo atividades de sensibilização ambiental, educação ambiental e orientação ambiental com estudantes das escolas públicas e privadas, com a comunidade local e visitantes da região.
Dentro dessas atividades estão: oficinas de arte-educação, criação de conteúdos informativos e elaboração e execução de projetos socioambientais.
Associados:
Seja uma pessoa associada ao Instituto Floresta Darcy Ribeiro – AmaDarcy e colabore com as nossas atividades!
ASSOCIADOS EFETIVOS:
Qualquer pessoa física ou jurídica, que contribua com a taxa fixada pela Assembleia Geral, podendo votar e ser votado, direito que lhes será exclusivo. TAXA MÍNIMA: R$10,00.
ASSOCIADOS COLABORADORES:
Qualquer pessoa , física ou jurídica, assim admitidas em Assembléia Geral, que se disponha a contribuir voluntariamente para a consecução dos objetivos do AmaDarcy, seja com recursos financeiros ou com serviços voluntários.
ASSOCIADOS HOMENAGEADOS:
São aqueles que participaram da Assembleia de Fundação do AmaDarcy ou que, a critério da Assembleia Geral e assim por ela admitidos, tenham colaborado com serviços considerados relevantes à Entidade.
Para os interessados(as) é necessário fazer a inscrição no link:
https://forms.gle/DjPzL9hLYJCXHrYa8
A sua inclusão será votada em Assembleia Ordinária ou Extraordinária com a presença dos demais associados (as) que será agendada e divulgada com antecedência.
Gestão Participativa:
O Instituto Floresta Darcy Ribeiro – AmaDarcy pratica a Gestão Participativa através da participação de alguns conselhos de grande importância para a cidade de Niterói e Maricá.
A gestão participativa nas Unidades de Conservação (UC) e em Comitês e Fóruns além de contribuir no fortalecimento da gestão desses espaços, que em muitos casos encontra dificuldade na realização de certos projetos, ela aproxima a comunidade do entorno, instituições e moradores com a gestão dessas instituições. Essa aproximação e fortalecimento gera mais autonomia e andamento sobre as demandas do município.
Em tempos atuais, quando a especulação imobiliária, poluição e ocupação desordenada nas áreas urbanas e rurais ganham força é de extrema importância que a sociedade se organize e trabalhe em coletivo para garantir a proteção das áreas verdes e recursos hídricos que são tão importantes para o equilíbrio ambiental, manutenção dos serviços ecossistêmicos, qualidade de vida das populações e mudanças climáticas.
Conheça os espaços que a AmaDarcy realiza a Gestão Participativa:
Subcomitê do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga – CLIP
Comitê de Bacias Hidrográfica da Baía de Guanabara
Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET
Fórum de Mudanças Climáticas de Niterói
Subcomitê do Sistema Lagunar Guarapina-Maricá
Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maricá – CMAM
Conselho da Cidade de Maricá – Concidade
Campanhas:
Lagoa não é esgoto:
O Instituto Floresta Darcy Ribeiro – AmaDarcy em conjunto com o SOS Lagoa, Movimento Lagoa Para Sempre e Piratininga Online lançam em 2022 uma campanha para evidenciar a poluição no Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga. Com o título “Lagoa Não É Esgoto”, essa campanha tem o objetivo de chamar atenção da população da cidade de Niterói sobre a poluição nos recursos hídricos da cidade.
Confira alguns registros: [pasta com fotos]
Não Mutile o Parque Estadual da Serrada Tiririca:
O Instituto Floresta Darcy Ribeiro – AmaDarcy lança a campanha “Não Mutile o PESET’’ com o lançamento da Petição Virtual “NÃO MUTILE O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA – PESET” com o objetivo solicitar das autoridades que acabem com a ameaça de mutilação das áreas de relevante valor ecológico e social de Niterói.
Confira todas as reivindicações e nos ajude a alcançar mais assinaturas através do link:
“Assine e compartilhe a petição”!
CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS!
As atividades e projetos do Instituto Floresta Darcy Ribeiro acontecem por conta da nossa rede de parceiros. Aqui você vai conhecer os nossos parceiros, patrocinadores e doadores.
LOGOS PARCEIROS
Quer ser um parceiro também?
Veja como você pode contribuir!
APOIO E PATROCÍNIO
Nessa opção você pode contribuir financeiramente com as nossas atividades através de recurso direto ou por meio de outras ações.
DOAÇÃO
Doe recursos para ações e atividades de conservação e preservação da mata atlântica que o Instituto Floresta Darcy Ribeiro realiza. Você pode doar através da sua instituição ou como pessoa física por meio de transferência bancária ou doação de equipamentos, ferramentas, serviços, etc.
LEIS DE INCENTIVO
A AmaDarcy possui projetos aprovados na Lei de Incentivo Fiscal, você ou sua empresa podem contribuir direcionando parte do seu Imposto de Renda, IPTU, ISS e ICMS a nossa instituição sem nenhum custo.
QUER SER UM VOLUNTÁRIO(A) E CONTRIBUIR DE OUTRA FORMA?
A AmaDarcy possui projetos aprovados na Lei de Incentivo Fiscal, você ou sua empresa podem contribuir direcionando parte do seu Imposto de Renda, IPTU, ISS e ICMS a nossa instituição sem nenhum custo.
Você pode nos ajudar em:
– Atividades de Educação Ambiental (realizando palestras, oficinas de arte-educação e demais atividades educacionais lúdicas em escolas, eventos, feiras, espaços públicos e/ou privados, etc.)
– Apoio na comunicação (na criação de conteúdo, engajamento, criação de campanhas, etc)
– Apoio na criação de eventos educacionais, ambientais, mutirões e etc: Aqui você pode nos ajudar na realização dessas atividades.
– Apoio administrativo: Aqui o voluntário pode nos ajudar na elaboração de relatórios técnicos, artigos e apoio nas demais atividades administrativas da instituição.
Entre em contato: amadarcy.org@gmail.com


