QUEM SOMOS

O Instituto Floresta Darcy Ribeiro, mais conhecido como AmaDarcy é um representante formal da Sociedade Civil instituída em 2007, sem fins lucrativos, sem vínculos político-partidários, que foi criado com o objetivo inicial de contribuir com questões socioambientais e a conservação da área do Setor Floresta Darcy Ribeiro (SFDR) do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Esta área localiza-se no Município de Niterói abrangendo os bairros de Pendotiba, Vila Progresso, Piratininga, Itaipu, Rio do Ouro, Várzea das Moças e Engenho do Mato, apresenta grande extensão de vegetação de Mata Atlântica, nascentes e atributos naturais que em seu conjunto prestam expressivos serviços ambientais.

A AmaDarcy concluiu um ciclo de atuação em 2012 com a anexação da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, passando por uma reestruturação.
Atualmente, o Instituto tem como objetivo principal defender e proteger o meio ambiente natural (fauna, flora e meio físico abiótico), bem como o meio ambiente urbano, preservando áreas ecologicamente importantes e estimulando a criação de unidades de conservação, assim como fomentar o desenvolvimento de ações e políticas sociais relacionadas à sua missão estatutária.

Missão

Impulsionar a comunidade a realizar ações de educação e cultura que gerem uma transformação socioambiental.

Visão

Ser referência em educação socioambiental e monitoramento de irregularidades ambientais em parceria com áreas de preservação no estado do Rio de Janeiro.

Valores

.Respeito aos ecossistemas, biodiversidade e à diversidade cultural.
.Transparência na gestão.
.Ética nos relacionamentos.
.Representatividade nas demandas locais promovendo soluções.
.Trabalhar a inclusão social.
.Aproximar as pessoas da natureza.
.Engajar a sociedade através da comunicação.

Como a AmaDarcy busca cumprir sua missão?

Envolvendo e encorajando pessoas através da criação e compartilhamento de conteúdos relevantes sobre a temática ambiental, social e cultural.

Assim como no desenvolvimento de projetos que contemplem a preservação ambiental, diversidade cultural e inclusão social. Impulsionando ações educacionais em prol da valorização e preservação das unidades de conservação, parques, reservas, áreas úmidas, mar, rios e lagoas.

Objetivos

1) Incentivar o estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais

2) Promover a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

3) Manter, incentivar ou promover atividades econômicas com vistas à sustentabilidade das iniciativas compatíveis aos temas de seu objetivo;

4) Promover atividades socioambientais;

5) Empenhar-se para a preservação, conservação, aprimoramento e ampliação do patrimônio ambiental natural, científico e cultural, especialmente da área abrangida pelas bacias hidrográficas das lagunas de Piratininga e Itaipu, Setor Floresta Darcy Ribeiro do Parque Estadual da Serra da Tiririca e seu entorno;

6) Promover, estimular e desenvolver o pleno exercício da sustentabilidade através da educação e cultura ambientais;

7) Estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas ambientais naturais e urbanos e suas possíveis soluções, visando o aspecto sustentável do desenvolvimento;

8) Oferecer assistência, com gerenciamento, acompanhamento e execução de projetos nas áreas do meio ambiente natural e urbano;

9) Promover, apoiar e difundir atividades educativas, culturais, científicas, de pesquisa, de preservação e conservação na área geográfica de abrangência do AmaDarcy, compreendendo, sem a isto se limitar, projetos de pesquisa, cursos, treinamentos, conferências, seminários, debates, reuniões, ciclo de palestras, exposições, programas artísticos e lançamento de livros, edição de publicações, vídeos, processamento de dados e assessoria técnica nos campos ambiental, educacional e cultural;

10) Estimular, celebrar parcerias, contratos, convênios, consórcios, entendimentos e solidariedade junto a outras entidades ou com o Poder Público, que visem interesses e objetivos comuns;

11) Denunciar os crimes ambientais que venham a ser cometidos em seu âmbito de atuação, promovendo e acompanhando os trâmites dessas ações de denúncia.

HISTÓRICO

A instituição existe formalmente há 13 anos, desde 25 de setembro de 2007.

O movimento socioambiental que deu origem a associação teve início em 2002, de acordo com os registros que constam no histórico da organização, com o objetivo de pressionar a prefeitura de Niterói a realizar o projeto de conservação da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro – REDR, com recursos oriundos de um convênio com o Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Em 2002, moradores de condomínios da Região Oceânica de Niterói se uniram para formar o “Grupo de Condomínios da Região Oceânica pela Preservação da Reserva Darcy Ribeiro”(GCROPDR). Desta forma iniciou-se um Inquérito Civil (processo 218/02 – 13/11/2002) no Ministério Público Estadual, levantando questões de desmatamentos na área da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro.

Em 2007, foi criada a Associação de Amigos do Parque Natural e Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro e Entorno – AMADARCY, inspirada pelo Movimento pela Preservação da Reserva Darcy Ribeiro, para dar continuidade ao diálogo com o poder público, cobrando a concretização da formatação dos Projetos de Lei de criação do Parque Natural e da Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro (ARIE). Desta forma, os trabalhos se intensificaram, culminando na realização de duas audiências públicas, onde os secretários municipais de urbanismo e de meio ambiente foram solicitados a se apresentarem à Câmara de Vereadores de Niterói para relatar o andamento dos trabalhos.

Em 2013, a razão social da organização foi alterada para Instituto Floresta Darcy Ribeiro, tendo em vista a recategorização da área, com a anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca. Sendo o processo de recategorização uma das principais linhas de atuação da instituição, foi necessário passar por uma reestruturação, que levou a mudança não somente da razão social, mas do estatuto social.

Em 2020, com a posse da nova diretoria, a instituição passou novamente por um período de reestruturação e modernização do seu estatuto social, passando a não se limitar mais a área de atuação do setor Darcy Ribeiro do PESET e incluindo novos objetivos, com base em uma visão transdisciplinar e sustentável.

Desta forma, o Instituto Floresta Darcy Ribeiro tem como objetivo principal defender e proteger o meio ambiente natural (fauna, flora e meio físico abiótico), bem como o meio ambiente urbano preservando áreas ecologicamente importantes e estimulando a criação de unidades de conservação, assim como fomentar o desenvolvimento de ações e políticas sociais relacionadas à sua missão estatutária.

Desde a sua criação, a organização tem se concentrado nas principais áreas de atuação:

– Recategorização da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro. Em 2008, a AMADARCY se posicionou a favor do Projeto de Lei 132 – 2008, que recategoriza a “Reserva Ecológica  Darcy Ribeiro no Parque Natural Darcy Ribeiro e na Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro e dá outras providências”. E permaneceu nessa luta pressionando o poder público e mobilizando a sociedade civil para que ocorresse o processo de recategorização da área. Em 2012, após anos de articulação na busca da Proteção Legal para a área da REDR, o Estado sinaliza a possibilidade de integrar a área da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro ao PESET.  A Amadarcy participou como representante da sociedade civil diretamente envolvida com a área de estudo e contribuiu efetivamente com a elaboração dos trabalhos técnicos que embasaram o Decreto Estadual 43.913 foi publicado no Diário Oficial no dia 29 de outubro de 2012, no processo de anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

– Coordenação do trabalho de limpeza do rio Jacaré, cuja a nascente está dentro dos limites do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Com ações realizadas no período de 2006 à 2013.

– Ações de limpeza e reflorestamento de trilhas. Como as ações realizadas no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Além da organização e participação de muitos mutirões de limpeza e plantio de árvores
das trilhas do setor Darcy Ribeiro, no mangue de Itaipu e no entorno do rio Jacaré.

– Caminhadas ecológicas. Desde 2007, a instituição tem organizado caminhadas nas trilhas do setor Darcy Ribeiro com grupos de moradores locais, pesquisadores e estudantes, com o objetivo de apresentar e 
divulgar os atributos naturais da área.

– Atuação na construção de políticas públicas. Desde 2009 AmaDarcy é membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói – COMAN, atuando de forma ativa nas reuniões e câmaras técnicas. Membro
do Conselho do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET, atuando de forma ativa nas reuniões e grupos de trabalho deste conselho, como os GTs para a criação do plano de manejo e para a ampliação da unidade e, nas ações da Câmara Técnica de Turismo e Uso Público. Em 2012, a AmaDarcy atuou de forma ativa na criação do Fórum de Meio Ambiente de Niterói. Membro do Comitê de Bacias Hidrográficas, através do Subcomitê do Sistema Lagunar de Itaipu/Piratininga – CLIP. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maricá – CMAM.

Conheça algumas ações e projetos da AmaDarcy:

2023

– Projeto Ecobarreira do Rio João Mendes.

– Início do Projeto Estação Tropical de Mudas e Educação Ambiental de Ecossistemas Costeiros.

– Projeto Ecoarte no Caminho Darwin (3ª edição), uma realização da Ecoarte Produções.

– Campanha “Não ao PL 161”, o Instituto acompanhou e participou sobre a discussão da criação e implementação do Projeto de Lei de Uso e Ocupação de Solo (Lei Urbanística de Niterói), através das reuniões em espaços de tomada de decisão da cidade e na mobilização da sociedade civil.

2022

– Projeto Ecoarte no Caminho Darwin (2 edição), uma realização Ecoarte Produções.

– Início do Projeto Ecobarreira do Rio João Mendes (Setembro – 2022).

2021

– Plano de Reconhecimento de Trilhas do Setor Floresta Darcy Ribeiro, do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET / INEA- RJ. (2021 – em andamento)

– Apoio para criação da exposição de animais taxidermizados na sede do Caminho Darwin – Fevereiro 2021;

– Oficinas de artesanato com reaproveitamento em escolas públicas com parceria do NAI – Núcleo de Ações Integradas, (JUN 2021)

– Reestruturação do Centro de Visitantes Caminho Darwin do PESET (JUL/AGO 2021)
Projeto de Revitalização do Acervo de Animais Taxidermizados do PESET realizado pela Ecoarte Produções em parceria o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), com patrocínio da Ecoponte, finalizado no mês de março de 2021.
O PESET adquiriu um acervo móvel com 7 peças de animais silvestres taxidermizados e um painel ilustrado, que ficam expostos no centro de visitantes do Caminho Darwin, como uma ferramenta de educação ambiental que pode ser usada em outros locais, como escolas e eventos comunitários. A bióloga e  taxidermista Jaqueline Ribeiro trabalhou na manutenção do acervo e na taxidermização de novas peças. Espera-se com esse projeto de revitalização da exposição de animais taxidermizados ter contribuído para:

Incrementar a visitação no centro de visitantes do Caminho Darwin, no PESET;
Promover ações de educação ambiental;
Dar continuidade às ações pela valorização do patrimônio cultural e ambiental do Caminho Darwin.

2020

– Provocação para reunião entre INEA, FIPERJ, Academia e Secretaria de Agricultura e Pesca para discutir a pesca predatória no município de Maricá – 2020;

– Participação e contribuição em várias etapas na elaboração do novo Plano Diretor de Maricá – 2020;

– Reunião no Quintal dos Pescadores, comunidade tradicional que sobrevivem dos recursos pesqueiros providos pela Reserva Extrativista Marinha de Itaipu – OUT 2020;

– Reunião no Espaço Itaipu com a Economia Solidária e Pescadores – NOV 2020;

– Reunião na AMORBELA – para entender como funciona a vida dos pescadores tradicionais e propor melhoria para o modo de vida local – DEZ 2020;

– Apoio no projeto Catador de Amanhãs, em parceria com a Ecoarte Produções. Participando da criação da Cartilha Ecológica “VEM RECICLAR” e do Espetáculo Catador de Amanhãs -2020/2021.

2019

– Atividades de educação ambiental com oficinas de artesanatos com gaiolas provenientes do tráfico de aves silvestres;

– Promoção de atividades de educação ambiental através do teatro Sobrevoar em espaços públicos de Maricá, como a Lona Cultural Marielle Franco e a Escola municipal Mata Atlântica;