HISTÓRICO

A instituição existe formalmente há 13 anos, desde 25 de setembro de 2007. No entanto, o movimento socioambiental que deu origem a associação teve início em 2002, de acordo com os registros que constam no histórico da organização, com o objetivo de pressionar a prefeitura de Niterói a realizar o projeto de conservação da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro – REDR, com recursos oriundos de um convênio com o Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Em 2002, moradores de condomínios da Região Oceânica de Niterói se uniram para formar o “Grupo de Condomínios da Região Oceânica pela Preservação da Reserva Darcy Ribeiro”(GCROPDR).

Desta forma iniciou-se um Inquérito Civil (processo 218/02 – 13/11/2002) no Ministério Público Estadual, levantando questões de desmatamentos na área da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro.

Em 2007, foi criada a Associação de Amigos do Parque Natural e Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro e Entorno – AMADARCY, inspirada pelo Movimento pela Preservação da Reserva Darcy Ribeiro, para dar continuidade ao diálogo com o poder público, cobrando a concretização da formatação dos Projetos de Lei de criação do Parque Natural e da Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro (ARIE).

Desta forma, os trabalhos se intensificaram, culminando na realização de duas audiências públicas, onde os secretários municipais de urbanismo e de meio ambiente foram solicitados a se apresentarem à Câmara de Vereadores de Niterói para relatar o andamento dos trabalhos.

Em 2013, a razão social da organização foi alterada para Instituto Floresta Darcy Ribeiro, tendo em vista a recategorização da área, com a anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Sendo o processo de recategorização uma das principais linhas de atuação da instituição, foi necessário passar por uma reestruturação, que levou a mudança não somente da razão social, mas do estatuto social.

Em 2020, com a posse do novo conselho gestor, a instituição passou novamente por um período de reestruturação e modernização do seu estatuto social, passando a não se limitar mais a área de atuação do setor Darcy Ribeiro do PESET e incluindo novos objetivos, com base em uma visão transdisciplinar e sustentável.

Desta forma, o Instituto Floresta Darcy Ribeiro tem como objetivo principal defender e proteger o meio ambiente natural (fauna, flora e meio físico abiótico), bem como o meio ambiente urbano preservando áreas ecologicamente importantes e estimulando a criação de unidades de conservação, assim como fomentar o desenvolvimento de ações e políticas sociais relacionadas à sua missão estatutária.

Nossas Ações

Desde a sua criação, a organização tem se concentrado nas principais áreas de atuação:

 Recategorização da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro

 Em 2008, a AMADARCY se posicionou a favor do Projeto de Lei 132 – 2008, que recategoriza a “Reserva Ecológica Darcy Ribeiro no Parque Natural Darcy Ribeiro e na Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro e dá outras providências”. 

 Permanecemos nessa luta pressionando o poder público e mobilizando a sociedade civil para que ocorresse o processo de recategorização da área. Em 2012, após anos de articulação na busca da Proteção Legal para a área da REDR, o Estado sinaliza a possibilidade de integrar a área da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro ao PESET. 

 A Amadarcy participou como representante da sociedade civil diretamente envolvida com a área de estudo e contribuiu efetivamente com a elaboração dos trabalhos técnicos que embasaram o Decreto Estadual 43.913 foi publicado no Diário Oficial no dia 29 de outubro de 2012, no processo de anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Coordenação do trabalho de limpeza do rio Jacaré

 Cuja a nascente está dentro dos limites do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Com ações realizadas no período de 2006 à 2013.

Ações de limpeza e reflorestamento de trilhas

 Como as ações realizadas no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Além da organização e participação de muitos mutirões de limpeza e plantio de árvores das trilhas do setor Darcy Ribeiro, no manguezal de Itaipu e no entorno do rio Jacaré.

Caminhadas ecológicas

 Desde 2007, a instituição tem organizado caminhadas nas trilhas do setor Darcy Ribeiro com grupos de moradores locais, pesquisadores e estudantes, com o objetivo de apresentar e divulgar os atributos naturais da área.

Atuação na política pública

 Desde 2009 a Amadarcy é membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói – COMAN, atuando de forma ativa nas reuniões e câmaras técnicas. 

 Além de ser membro titular do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET, atuando de forma ativa nas reuniões e grupos de trabalho deste conselho, como os GTs para a criação do plano de manejo e para a ampliação da unidade e, nas ações da Câmara Técnica de Turismo e Uso Público.

 Em 2012, a Amadarcy atuou de forma ativa na criação do Fórum de Meio Ambiente de Niterói.